terça-feira, 7 de abril de 2009

Aprender a Viver

Desde criança sempre fora muito racional, nasceu com a dádiva de perceber e entender o que estava acontecendo a sua volta. Cresceu ouvindo que o mundo que vivia era um lugar difícil. Logo percebeu que isso era verdade, pois via e ouvia o que acontecia, ninguém tentara esconder como ele tinha que ser para poder viver nesse mundo.
Dessa forma ele logo percebeu e entendeu o mundo onde vivia. Era um lugar onde o egoísmo e a vaidade eram qualidades. Um mundo em que a vida das pessoas nada significa, onde a diferença entre matar ou morrer era um questão de quem atirava primeiro. Um mundo onde parecia tudo estar ao contrário. Mas que mundo era esse que o mais importante era o que se tinha, não o que se era. Como viver sabendo onde mentir era uma forma de se defender, e a verdade e a sinceridade eram tidas como coisas completamente estranhas. Sentia em seu coração que algo estava errado, mas será que alguém mais sentia? Afinal como poderia estar certo as pessoas serem capazes de tantas coisas ruins. Ele nunca se apegou ao conceito de que deveria haver justiça aos que ele considerava mal, mas sim que alguém mais naquele mundo deveria sentir as coisas como ele sentia, não queria ser o que estava se tornando mais ou era isso, ou morrer, ou quem sabe coisa pior. Ele sabia disso, assim a única coisa era aprender a ser como os outros.
Crescer rápido foi a primeira coisa que aprendeu, pois ninguém pode esperar por ninguém, quem chegar primeiro é quem pode ser feliz. Depois aprendeu a mentir, quem mente bem sofre menos. Aprendeu o egoísmo, porque se você não pensar em sim próprio ninguém vai fazer isso por você. Ai teve que aprender o mais difícil, tinha que aprender a não sentir nada, não podia se apegar, pois as pessoas podiam abandoná-lo, não podia confiar, porque as pessoas sempre iriam lhe decepcionar, e se não quisesse se magoar não podia amar.
Assim eram as pessoas que viviam naquele mundo, e ele logo se tornou igual a elas, viveu dessa forma e apesar do que sentia, percebeu que realmente funcionava. Nunca se decepcionou, jamais se magoou, não sofreu nenhuma decepção, viveu e aproveitou tudo o que lhe disseram para aproveitar. De tudo experimentou, usou quem teve que usar, enganou quem se deixou enganar. Usou tudo e a todos, dessa forma viveu a sua vida e no fim dela, se sentiu satisfeito, afinal tinha feito o melhor que podia, o que mais poderia ter feito?

4 comentários:

  1. É... Welcome to the Jungle!

    Cara, você escreve muito bem... Suas palavras fluem e soam bonito nos nossos ouvidos!

    Gostei muito daqui...

    Passa lá no "Diz":

    www.marcelo-antunes.blogspot.com

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. ótimo blog!

    bons textos!

    visite:

    http://webfuel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto, confesso que viajei aqui ...

    "Dessa forma ele logo percebeu e entendeu o mundo onde vivia. Era um lugar onde o egoísmo e a vaidade eram qualidades. Um mundo em que a vida das pessoas nada significa, onde a diferença entre matar ou morrer era um questão de quem atirava primeiro. Um mundo onde parecia tudo estar ao contrário."

    O nosso mundo hipócrita, em que as pessoas só olham pra se mesmas !
    - adorei o post.

    ResponderExcluir