quarta-feira, 1 de abril de 2009

Erros e Falhas

Esse mês foi o meu aniversário, e como não podia deixar de ser, pensei em como vivi minha vida até aqui. Há muito tempo que eu não paro e reflito sobre o passado, pois devido a motivos que hoje não existem mais, só pensava em meu futuro. Então pude perceber uma constante que pesou bastante em minha vida: os meus erros.
Como qualquer pessoa normal eu errei muito na vida, fiz as minhas besteiras, a maioria delas por pensar que sabia o que estava fazendo. Fato que no futuro me mostrou, na verdade, o quão presunçoso eu fui.
Hoje eu olho o meu passado e vejo meus defeitos. Olho para minha hipocrisia e minha arrogância com certa vergonha, por tê-los percebido só agora, rezo para que tenha sido a tempo. Agora os assumo para tentar superá-los porque percebi que essas falhas a muitos anos me acompanham. Sei que pode ser um pouco tarde, admito, mas como diz o clichê: “antes tarde do que nunca”.
O porém de tudo isso é que não cometi nenhum erro sem ter pago por ele. Paguei tudo o que devia. Algumas vezes com o meu próprio sofrimento outras vezes a cobrança veio através de fracassos nas escolhas que fiz.
Fiz pessoas sofrerem com os meus erros, mas ao mesmo tempo sofri com elas. Vi grande parte da minha vida se desmoronando e virando um grande entulho. Cada passo em falso, cada deslize de caráter ou erro de julgamento a vida me cobrou com juros.
Hoje, eu vejo tudo isso e admito minhas falhas, aprendi a ser humilde e admitir quando estou errado. Levei muitos anos para conseguir fazer isso, e peço desculpas a todos que fiz sofrer, pois posso dizer com toda a sinceridade que não foi minha intenção. Agora nesse momento em que reconstruo a minha vida a partir do que me sobrou, tenho esperança já que em cada lágrima derramada, em cada gota de suor ou de sangue que escorreu, que não foi em vão e por isso me sinto bem comigo mesmo.
Sei o que eu devo fazer, apesar de muitas vezes não ser fácil, mas isso me conforta. O que pude aprender me motiva porque pode ter certeza que não cometerei os mesmos erros denovo, não quero perder mais nada na minha vida, já perdi muito, e agora que tenho tão pouco não vou deixar mais acontecer.

4 comentários:

  1. è admiravel esse seu texto, e mais admiravel se assumir um ser errante, e ter a coragem de admitir que errou. São poucas as pessoas que dizem 'sim, eu errei, sofri por isso, mas aprendi a ser melhor com meus erros'. È impossivel não errar, mas é possivel aprender com os erros, e você aprendeu. Antes tarde do que nunca não diria, acho que no tempo certa e na medida certa.

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com você, o importante foi você ter tido tempo pra admitir que errou, e tantar concerta-los, qunado somos jovens pensamos muiot no futuro e por isso achamos que vale qualquer coisa pra conseguir o que queremos, depois de um tempo vemos que a vida é o momento que q vivemos, as pessoas, e q devemos tratar tudo como unico, mas o importante é aprender com os erros, como foi seu caso e não repeti-los;

    beeijos

    ResponderExcluir
  3. Isso se chama crescer, isso se chama olhar a vida por outro ângulo. É depois de grandes baques que viram nossa vida do avesso que percebemos as coisas com mais clareza. Algumas pessoas piram com as grandes merdas da vida...outros buscam um nível além. Parabéns, rapaz! Keep walking!

    ResponderExcluir
  4. Ooooiiii!!!
    Encontrei teu blog na comunidade de blog do orkut e adorei!!!

    Já te linkei e sempre vou estar por aqui, certo??

    Quanto ao que vc escreveu....uma vez vi uma frase muito massa: não existe certo nem errado, o que existe é a consequência dos seus atos!!

    Acredito piamente nisso!!

    Bjoooo, passa lá no meu tb!!

    ResponderExcluir