terça-feira, 5 de maio de 2009

A estrada

Ele sabia que era sua obrigação seguir aquela estrada, mas ao olhar para o caminho à sua frente se sentia desanimado. Não conseguia ver nenhum sinal de que estava perto de chegar ao fim, e já tinha caminhado tanto. Atravessara todo tipo de impedimento até ali, em muitos momentos tentou em vão outros caminhos e trilhas que às vezes apareciam, mas sempre acabava voltando para aquela estrada em particular.
No começo achava que seria fácil trilhar o caminho, pois caminhava por um gramado verde e macio, mas aos poucos a paisagem foi mudando, primeiro em um planalto pedregoso, depois em uma muralha de montanhas que foi seguida por um conjunto de precipícios, e a estrada continuou mudando, todo dia ela se transformava em algo diferente.
Caminhou, escalou e nadou. E a cada vez que a paisagem mudava pensava que seria pela última vez, mas sempre estava errado.
Aquela estrada parecia seguir eternamente, testando-o a cada curva. Sem nunca se perder, ele só podia continuar e desejar que a viagem valesse a pena quando descobrisse o que havia no final.
Mas ele estava tão exausto. Exausto de não conseguir mudar de caminho, exausto de tantos testes, exausto da dúvida que crescia a cada dia em sua mente. No início não a percebeu, ficava bem escondida esperando o momento certo, mas agora ela constantemente colocava a prova sua vontade cada vez que ele parava para descansar.
Seu pai sempre lhe dizia que ninguém podia fugir das obrigações a que foi incumbido, mas isso era tudo que desejava. Sabia que isso não era possível, então ele desejou, que se não conseguisse concluir sua viagem, que pelo menos o caminho voltasse a ser aquele campo com grama verde e macia, levemente úmida.
Ele sabia que isso também não era possível.

10 comentários:

  1. A verdade é que é preciso força e fé para um dia, quem sabe, rever os campos verdes e o gramado macio...
    Mais um excelente texto.

    ResponderExcluir
  2. Sem palavras para o texto,MARAVILHOSO.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso,e fico pensando se obrigações realmente fazem sentido,valeu por passar la,abração.

    ResponderExcluir
  4. Pois é. Ultimamente tem doído bastante, mas estou dando o melhor de mim para canalizar a dor de uma maneira que me traga aprendizados, força, fé.
    Brigada pela visita!

    ResponderExcluir
  5. Farinha do mesmo saco não...Ah,homem é complicado demais de entender,e carteira de homem então melhor nem comentar,rs.beijos,bye

    ResponderExcluir
  6. Uma busca pelos nossos objetivos não? Nem sempre vamos caminhar por uma estrada cheia de verde, árvores, animais, lagos e pelo sol morno. Uma hora ou outra teremos que pegar um caminho de pedras, subidas difíceis e tudo mais.

    ResponderExcluir
  7. Hoje quis escrever, quis contar o que me apertava por dentro, quis gritar, enfim, escrevi e não só isso li o que poderia me ser necessário para catalisar qualquer desânimo crescente.
    Bela postagem.

    ResponderExcluir
  8. ' Oi Jean...passando pra deixar meu carinhoo^^

    bjoo's no ♥

    Josy*

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Vim te visitar em busca de mais palavras latentes... tive que me contentar com a já lida, mesmo assim pela segunda vez teve um sabor diferente da primeira vez...
    Ou talvez seja o dia que combinou...
    Sabe adoro tempo nublado, sensação acolhedora.

    ResponderExcluir