quarta-feira, 25 de março de 2009

Arriscar ou Desistir

Você consegue perceber que você deve desistir de algo? Devemos seguir todos os provérbios e conselhos de livros de auto-ajuda que nos dizem que jamais devemos desistir? Pense só o tempo que economizamos e o sofrimento que podemos evitar ao simplesmente desistirmos, mas como vamos saber que devemos desistir? Afinal é uma decisão baseada em uma probabilidade, e como se pode ter certeza de algo que ainda não aconteceu?
Como qualquer outra decisão que afete a nossa vida futura, que afete o caminho que vamos seguir, é uma decisão baseada principalmente na incerteza. Então é possível determinar se vale a pena o risco? O que é mais certo afinal? O que está acontecendo agora ou o que pode acontecer? Como podemos escolher se arriscar em algo sacrificando o que se tem no presente?
Muitas pessoas têm aquela resposta pronta: “você não vai saber se não se arriscar”, mas será que o meu presente esta tão ruim assim para que eu tenha que apostar com o destino as minhas conquistas presentes para tentar talvez algo melhor pro meu futuro? Isso me parece coisa de mercado financeiro, soa tão capitalista, tão insensível.
Ao mesmo tempo tenho que admitir que não podemos viver sem nos arriscarmos. Não podemos simplesmente desistir sempre que a vida nos exigir um pouco mais. Então acabo de entrar em um paradoxo, mas eu não posso dar respostas evasivas assim, deve haver respostas para essas perguntas.
Acho, não, tenho certeza que tudo vale a pena desde que você não ponha em primeiro lugar só o que você pode ganhar, para mim o mais importante é o que você pode perder. Muitas pessoas vêm e me falam: “você está sendo covarde” ou “prefiro me arrepender por algo que fiz do que por algo que não fiz”, eu digo prefiro não fazer merda e estragar a minha vida, ou a de outras pessoas em prol de uma vitória pessoal, isso se chama respeito, auto-estima e responsabilidade. Falo isso porque vi algumas vezes em minha vida pessoas abandonando amigos, pais e namorados para conseguir realização profissional ou pessoal. Já pensou você ter que deixar todos que lhe amam para ser feliz? Da para perceber a incoerência disso? A sua felicidade não está onde te amam?
A felicidade não está lá no futuro, a felicidade tem que estar aqui do seu lado. Essa é a verdade, ela tem que estar caminhando com você, desse modo todo o dia pode-se flertar com ela e quem sabe levá-la pra casa. Não ponha a sua felicidade em um fato futuro, em um talvez.
Pense bem, se você precisa ir até um cassino apostar tudo o que conseguiu para ser feliz, sinceramente algo deve estar errado, então é melhor você desistir, ou parar para avaliar melhor e pensar, e principalmente nunca vai valer a pena colocar o amor na mesa de aposta, porque a banca com certeza vai ganhar.
Eu não acredito em tudo ou nada, é muito para se processar, se para você arriscar parece mais fácil do que desistir, então arrisque porque você realmente não tem nada a perder, mas saiba de uma coisa, ou você não tem nada a perder porque você não tem nada, podendo ser uma questão prática do tipo: arrisco pouco e ganho muito, ou você é egoísta o suficiente para não se importar com o que está arriscando, em todo caso não faz diferença, é melhor você apostar. Mas nunca se esqueça suas decisões não afetam só você.

6 comentários:

  1. A própria palavra "Arriscar" já diz tudo: trata-se de risco. Você pode se dar bem, você pode se fuder. O romanticos dizem que a vida é curta e devemos sempre arriscar na vida, os matemáticos dizem que todos os riscos devem ser calculados dentro das variáveis provaveis.

    O ideal seria achar um meio termo na vida, um meio termo onde não sejamos nem convardes, nem loucos...formula pra isso? Vivência...Uns passarão a vida inteira sem encontrar esse meio termo, outros aprenderão tomando porrada, outros só observando... :)

    Só sei que tem momento que o benefício final do risco vale a possibilidade de tomar no... e tem momento que não. Consegues por isso na balança?

    ResponderExcluir
  2. Arriscar-se é realmente perigoso, as vezes bom, as vezes ruim, uns arriscam com medo de errar e tomam cuidado, outros vão sem medo e quebram a cara, é realmente complicado pensar nessa relação entre ir d e cara ou ir com calma. Sim, tem consequencias, e realmente não afetam só a nós, não conseguiria ver maneira melhor de me expressar.

    ResponderExcluir
  3. É muito relativo. Temos que sempre ponderar se vale a pena arriscar. O problema é que as pessoas tem medo de sair da sua zona de conforto. Assim incentivar arriscar-se, errar é aconselhável. Mas sem maluquices.

    ResponderExcluir
  4. Arriscar é necessário,mas bom senso também. Não temos poder pra mudar tudo e todos,fazer o que queremos sempre. Nunca saberemos quando vale a pena arriscar e o que pode acontecer se dissermos sim ou não aos riscos provavéis.Se arriscar também pode ser uma boa opportunidade,pois é assim que grandes descobertas podem ser feitas.

    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  5. Tipo arriscar é em termos usuais é tentar algo diferencial mudar o rumo do sentido diário a vida , fazer sempre algo a mais que deveriamos fazer , o velho ditado surge a gente recebe não estando parado arriscar é a tentativa de mudar e receber sim e a dimensão do ciclo que esta a construir .

    ResponderExcluir
  6. Será que realmente as pessoa que estão a sua volta fazem a diferença...assim como a salvação é independente...vale apena se arriscar para se feliz sim, a felicidade é algo que cada um tem que encontrar e as vezes ela esta dentro de nós mesmo, e ninguem vai poder rouba-la.

    ResponderExcluir